Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quero pagar as minhas contas!

Quero pagar as minhas contas!

Porque é que os ricos ficam mais ricos?

Estava eu a visualizar as capas dos jornais de sábado - hábito que mantenho há alguns anos - quando me deparo com a seguinte capa:

jornaleconomico.jpg

Pois bem, à primeira vista é apenas mais uma capa, mas o que me chamou a atenção foi a seguinte notícia.

jornaleconomico2.png

 

Como isto me interessa, fui tentar obter a notícia para a ler. A notícia tem como protagonista a CEO de uma empresa de Investimentos que publicará um livro - "Livro do Investimento em Valor" - sobre investimento nos mercados. A especialista refere que "dois terços da poupança dos portugueses está em depósitos bancários que hoje têm um rendimento real negativo" já que a "taxa de inflação na zona euro é de 1,8% e a taxa média dos depósitos a prazo é 0,15%". Isto vem de encontro ao facto de eu querer pagar as minhas dívidas, mas também apostar em valorizar o mais que puder as minhas poupanças. Depósitos a prazo está fora de questão, para isso mais vale o dinheiro estar em casa parado. Segui esta premissa quando apostei no investimento imobiliário, mas de acordo com a mesma, o investimento mobiliário está ligado às grandes crises anteriores e apresenta riscos como falta de liquidez, excesso de concentração de capital num único activo... Só para imaginarem, a valorização das casas, nos últimos 120 anos, foi de 0,3%, de acordo com um estudo norte americano. Ela ainda salienta que "os ricos ficam ricos porque, ao contrário da classe média, investem uma proporção muito pequena do seu património em imobiliário".

Se antes desta notícia já queria aprender mais sobre investir em acções, agora vou mesmo em frente. Claro que primeiro vou ler sobre o assunto, até porque o mais importante, neste momento, é pagar as minhas dívidas.

1 comentário

Comentar post